domingo, 10 de março de 2013

 A PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA INDEPENDENTE

A psicologia originou-se dos filósofos gregos, Sócrates, Aristóteles e Platão que começaram os primeiros estudos sobre a mente. Sócrates contribuiu com pensamentos sobre a razão, Platão definiu que a cabeça seria a parte do corpo para a razão e Aristóteles afirmou que alma e corpo não podem ser separados.

Resumo do livro: Psicologia, uma (nova) introdução
Autor: Luís Claudio Mendonça Figueiredo

CAPÍTULO 1: A psicologia como ciência independente

Os primeiros projetos de psicologia como ciência independente é um estudo recente, que data do século XIX. A partir desse período surgiram estudiosos que pretenderam tornar a psicologia um território próprio. Para isso era necessário  ter objetos e métodos próprios de estudo, para torná-la numa ciência independente.
Era uma questão complicada, devido ao fato dos conceitos filosóficos do período tratarem de temas relacionados a psicologia de hoje, como o comportamento, espírito e alma. Também no século XIX, as ciências sociais começaram a se constituir, tratando de assuntos de ações humanas em sociedade, dependendo do contexto histórico e social de cada comunidade. Não restando assim, nada para o estudo da psicologia.
Auguste Comte, filósofo francês do século XIX, reconhece a possibilidade de uma psicologia como uma área dependente, ou da biologia ou da sociologia, para ele não haveria lugar para uma psicologia independente. E até hoje, na psicologia científica, os estudos mantem relações com muitas ciência biológicas e sociais.
A situação da psicologia é curiosa. Se por um lado ela reivindica sua autonomia, por outro não consegue se desenvolver sem estabelecer relações com as ciências biológicas e sociais.

3 comentários: