domingo, 10 de março de 2013

ESTAMIRA, LOUCA PORÉM LÚCIDA

  
Estamira: louca, porém lúcida
Estamira é um documentário que nos provoca e nos induz a uma reflexão sobre as condições de desigualdades existentes em nossa sociedade e sobre as idéias de loucura e miséria presentes em nossa realidade.
Estamira é uma senhora que apesar de ser diagnosticada com distúrbios mentais, tem uma visão impressionante da realidade, que nos interessa, pois os assuntos retratados por ela tem fundamentos que faz parte do nosso cotidiano, são questões religiosas, sociais, enfim temas que nos inquietam.
O documentário fala sobre acontecimentos marcantes na vida de Estamira, acontecimentos esses, que sugerem explicações para o estado mental dela. Traição, estupro, maus tratos, tantas desilusões levaram Estamira ao delírio, loucura que a levou a renegar Deus, que antes tinha um significado importante pra ela, uma renegação como se o culpasse de não ter evitado tantos acontecimentos desastrosos na vida dela.
Após tantos transtornos, Estamira passou a ter alucinações, tentando assim escapar do que viveu no passado. Com uma vida cheia de problemas ela foi forte e como uma filósofa afirma ter uma missão, que é revelar a verdade ao mundo. Para ela “Estamira” está em todo lugar, é uma forma de ver o mundo. Como uma filósofa brilhante faz uma reflexão sobre as condições desumanas em que ela e todos do lixão vivem. Acreditando que a sociedade é desigual, defende a idéia de que a sociedade deveria ser igualitária, comunista. Sobre o trabalho, ela nos leva a pensar sobre as condições em que muitos são sujeitos, em que muitos trabalham feito escravos, se sacrificando. Na filosofia dela “sacrifício é uma coisa, agora trabalhar é outra coisa... Eu Estamira é que vos digo ao mundo inteiro, a todos, trabalhar não sacrificar”.
Estamira é uma lição de vida, porque tudo que ela passou, a miséria, a loucura foi fruto da questão social. Realmente Estamira foi uma mulher brilhante, e como disse a mesma: “Sou louca, sou doida, sou maluca, sou azuada. Sou essas quatro coisas. Porém lúcida e ciente sentimentalmente”.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário